Brincadeiras

Brincadeira: Arranca rabo Objetivos: - Desenvolver a agilidade, a percepção visual e o esquema corporal; Procedimentos: Separa-se o grupo em duas equipes, cada equipe recebe uma cor de rabo. O rabo será colocado em cad criança. Dado o sinal, as crianças de cada grupo devem correr e arrancar o rabo das crianças da equipe adversária, cuidando pra ninguém pegar o seu. No sinal do professor, as crianças param e verificam qual equipe conseguiu arrancar mais rabos, sendo esta a vencedora. Brincadeira: Boneco de massa Objetivo: - Desenvolver o esquema corporal expressando-se de diversas maneiras; -Localizar as partes do corpo durante a realização de um movimento. Procedimentos: As crianças brincam em duplas. Uma criança deverá ser o boneco de massa e a outra o modelador. O modelador...

Atividades Recreativas... Educação Infantil

1.Dança da Cadeira: A atividade se iniciará com 7 alunos por vez, para ser melhor organizada. Os demais ficarão esperando sua vez ao lado acompanhando a musica através de palmas. Serão 7 participantes em volta de 6 cadeiras. Os alunos irão caminhar em velocidade média em volta das cadeiras, e quando a música e as palmas pararem de tocar, eles sentarão nas cadeiras. Sempre sobrará 1 aluno em pé. Então este sairá da brincadeira e vai para a fila de espera e bater palmas com os outros. E também sairá uma cadeira, de modos que o jogo segue sempre da mesma forma que iniciou. A cada parada na música, sai um participante e uma cadeira, e só terminará quando sobrar apenas um aluno sentado na cadeira. 2.Enchendo as Garrafas: Serão colocados 4 baudes paralelos com água – um para cada aluno...

BRINCADEIRAS.

Escolha a mão Objetivo: simples jogo de sorte e azar, mas no qual uma criança pode induzir a outra a errar. Grau de Dificuldade: Simples N.º de crianças: apenas 2 crianças por vez. Se houver 3, uma espera e 2 jogam. Se houver 4, formam-se 2 pares e assim sucessivamente. N.º de adultos: neste jogo não há necessidade de adultos. É preciso apenas explicar o jogo às crianças. Requisitos: para cada par de crianças, existe a necessidade de um objeto de tamanho pequeno(um clipes, uma borracha, uma pedrinha, uma bolinha de gude, um imã de geladeira, uma moeda,etc) Regras/Funcionamento: A 1ª criança pega o objeto e sem que a 2ª criança veja, escolhe uma das mãos para “armazenálo”. Depois fecha as 2 mãos, estica os 2 braços (um sobre o outro formando um X) e mostrando-ospara a 2ª criança. Desta...

HIPERATIVIDADE

A hiperatividade, denominada na medicina de desordem do déficit de atenção, pode afetar crianças, adolescentes e até mesmo alguns adultos. Os sintomas variam de brandos a graves e podem incluir problemas de linguagem, memória e habilidades motoras. Embora a criança hiperativa tenha muitas vezes uma inteligência normal ou acima da média, o estado é caracterizado por problemas de aprendizado e comportamento. Os professores e pais da criança hiperativa devem saber lidar com a falta de atenção, impulsividade, instabilidade emocional e hiperativa incontrolável da criança.O comportamento hiperativo pode estar relacionado a uma perda da visão ou audição, a um problema de comunicação, como a incapacidade de processar adequadamente os símbolos e idéias que surgem, estresse emocional, convulsões...

O Significado de Limites na educação das crianças

LIMITE: Eis aqui um assunto que permite várias ponderações, pois afeta deste o ponto de vista cultural, social, financeiro até o emocional. Tão difícil e tão fácil. Tão pessoal e tão abrangente. Como lidar com esta questão? Nesta próximas edições vou colocar alguns ângulos para que possamos amadurecer este conceito. Necessidades de Limites Os limites tem a função de ensinar à criança o que é e o que não é permitido. Sobretudo, tem também a função de dar proteção e segurança. A função protetora dos limites não se restringem apenas aos limites colocados com o objetivo de evitar situações de perigo ou risco (“Cuidado com a panela, o fogo está aceso!”). Abrange algo bem mais amplo, tal como proteger a criança contra o excesso de sentimento de culpa ou remorso, quando percebe que...

Falta e educação?

temos uma incrível tendência de confundir falta de educação com temperamento. Ele faz isso porque é assim ou assado, justificamos, quando, na verdade, a situação está pedindo mesmo é que entremos em campo o quanto antes para dar limite e modos ao mocinho ou mocinha. E essa confusão é mais comum do que você imagina e acontece em situações que a maioria de nós considera absolutamente normais. Duvida? Pois mostramos a seguir uma lista de comportamentos mal-educados que muitos pais deixam barato por acreditar que se devem ao jeito de ser do filho. Não dar beijo Desculpa: Ela é muito tímida. Pode até ser. Mas numa família em que o beijo faz parte do ritual de demonstração de afeto, a criança naturalmente o incorpora. “Ela aprende a ser afetiva com pais afetivos”, observa a psicopedagoga...

É dançando que a gente aprende ... REVISTA NOVA ESCOLA ( Atividade permanente)

Conteúdo Expressividade e Dança Introdução Não há dúvida que as crianças pequenas adoram se movimentar. Elas vivem e demonstram seus estados afetivos com o corpo inteiro: se estão alegres, pulam, correm e brincam ruidosamente. Se estão tímidas ou tristes, encolhem-se e sua expressão corporal é reveladora do que sentem. Henri Wallon nos lembra que a criança pequena utiliza seus gestos e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas. O movimento é uma linguagem, que comunica estados, sensações, idéias: o corpo fala. Assim, é importante que na Educação Infantil o professor possa organizar situações e atividades em que as crianças possam conhecer e valorizar as possibilidades expressivas do próprio corpo. Objetivos - Conhecer e valorizar as possibilidades...

Projeto- educação infantil

Conteúdo Equilíbrio e Coordenação Objetivos - Organizar um ambiente interno com diversas opções de jogos de exercício. - Favorecer o movimento da criança e a exploração de materiais. Tempo estimado Durante o ano todo. Material necessário Jogos de exercício variados, brinquedos de encaixar, instrumentos musicais, rolos ou blocos de espuma, bolas, material reciclável etc. Desenvolvimento - 1ª etapa Ao conceber um espaço para receber jogos de exercício, dedique algum tempo para analisar a quantidade e a qualidade dos brinquedos disponíveis. Sobre a quantidade, é importante verificar se há material suficiente para todos. Nessa faixa etária, deve haver um bom número do mesmo tipo para que os pequenos possam explorar sozinhos ou compartilhar com os colegas - nesse último caso, em atividades...

Projeto: Vamos brincar?

Introdução Nesta sequência didática, as crianças participarão de uma série de brincadeiras e jogos de regras simples. Os jogos e brincadeiras serão apresentados de diversas maneiras e as crianças serão convidadas a explicar suas regras aos colegas, tendo como apoio fotos e desenhos das brincadeiras. Objetivos Esta seqüência didática tem como objetivo a ampliação do repertório de brincadeiras do grupo e a possibilidade de criar diferentes situações de aprendizagem nas quais as crianças possam se divertir, brincar, falar, representar e reapresentar as diferentes brincadeiras. - Compartilhar informações sobre as brincadeiras - Participar de situações significativas nas quais as crianças possam agir e falar sobre um tema comum de maneira mais estruturada - Conhecer as regras de...

PROJETO: O CORPO DO GRUPO

Conceito-chave: corpo/movimento; Crianças até 11 anos Objetivo: Identificar as diferentes formas de relação do corpo em movimento com os espaços. Desenvolvimento: Pedir que os alunos deitem no chão em qualquer posição. Todos deverão estar interligados entre si por qualquer parte do corpo. Um dos alunos deverá ser escolhido para contornar com giz os colegas. Após isso, todos deverão se levantar, afastar-se numa certa distância e ficar lado a lado atrás de uma linha riscada no chão. O professor dá o sinal e todos deverão correr, escolher um dos corpos contornados, cumprir as mensagens lançadas pelo professor: Exemplo de mensagens: - ocupar o corpo de pé, em um pé só. - ocupar o corpo sentado; de cócoras. - ocupar a posição desenhada no chão. - ocupar o maior espaço possível do...

Projeto Nosso Corpo

Objetivos: No final do projeto os alunos deverão ser capazes de: Identificar todas as partes do corpo; Conhecer as partes do corpo; Reconhecer os sentidos; Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos; Vestir-se e desvestir-se sozinha; O professor deverá: Estimular as crianças a: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas – Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade; Estimular o raciocínio e a atenção; Estimular a Socialização Estimular as crianças a explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente. Culminância: Sugestão de Atividades Ginástica orientada com músicas; Montagem de um mural e de dois bonecões para brincar e enfeitar a sala de aula. Na “rodinha”: Num segundo momento o professor deve conversar...

Ginástica Historiada

BRINCADEIRA COM MOVIMENTO… - Aprimora gestos e ritmos corporais. - Estimula a descoberta dos limites do corpo. - Sensibiliza para o convívio com os colegas. ESTICA, ESTICA, ESTICA – Turma Da Mônica [Álbum: Não brinque com a saúde] Oi! Criançada! Aqui é o Jotalhão! Eu vou ensinar hoje para vocês um exercício muito fácil. É simples, nós vamos aprender a esticar o nosso corpinho. Por quê? O nosso corpo é fantástico, E tem músculos elásticos Que crescem e se fortalecem Se você souber usar. Estica, estica, estica, Quanto mais você estica Mais elástico ele fica Estica, estica, estica, Quanto mais você estica Mais elástico ele fica É! Atenção, atenção! Vamos esticar esse bracinho. Agora, vamos esticar a perninha. Isso. Estica, estica, estica, estica sem parar. Isso,...

CONTAÇÃO DE HISTORIA Com Bexigas

CONTAÇÃO DE HISTORIA. * PENSEI E CRIEI UMA TECNICA LEGAL ;) * APLIQUEI E DEU CERTO ENTAO RESOLVI COMPARTILHAR, CASO ALGUEM ENTRE NO MEU BLOG. HISTORIA COM BEXIGAS. COLOQUE AS IMAGEM EM SEQUENCIA DENTRO DAS BEXIGAS.MONTE UM VARAL E NUMERE AS MESMA. INICIA A HISTORIA, E VAI ESTORANDO OS BALÕES.ENTREGE AS IMAGEM PARA OS ALUNOS IREM VISUALIZANDO.AO FINAL MONTE UMA SEQUENCIA COLANDO NA PAREDE COM A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS... ELES ADORARAM....RSRSRPOIS MAIS QUE UNS TINHAS MEDO DO SON DA BAXIGA ESTORANDO, A CURIOSIDADE ERA MAIOR DE VER O QUE TINHA DENTRO DA BEXIGA E DE MANIPULAR AS FIGURAS. ALGUMAS CRIANÇAS LEVANTARAM E QUERIA ESTOURAR A PROXIMA BEXIGA. AO MONTAR AS IMAGEM NA PAREDE, EU FALAVA O PERSONAGEM.ELES PROCURAVAM ENTRE OS AMIGOS E ME ENTREGAVA. NO DIA SEGUINTE:...

Projeto : Não ao preconceito

ObjetivosEstimular o respeito à diversidade.Formar cidadãos preocupados com a coletividade.Ano Creche e pré-escola. Tempo estimado O ano todo. Materiais necessários Retalhos de tecidos de diversas cores e estampas, linha, agulha, botões, papel, lápis de cor e giz de cera. Desenvolvimento Atividade 1Reúna a turma em círculo para ouvir você ler histórias que tratem da diversidade e valorizem o respeito à diferença. Peça que todos comentem. A roda de conversa pode ser aproveitada para debater eventuais conflitos gerados por preconceitos. Atividade 2Convide os pais para fazer, junto com os filhos, uma oficina de bonecos negros. Ofereça o material necessário. Depois de prontos, deixe-os à disposição na sala para as brincadeiras ou organize um revezamento para que as crianças possam levá-los...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates