"Camila não quer tomar banho"

"Camila não quer tomar banho" ( preciso readaptá-la ao português do Brasil) Mas gostei bastante da historinha! - Camila! Vem tomar banho, filha! - Oh! Que grande chatice! Já tomei banho ontem! – Exclama a Camila em tom zangado. - Eu não quero tomar banho! Isso não serve para nada! – Continua a Camila. - E se calhar vou mingar, como a camisola do Serginho. – Diz ela já assustada. - Não digas tolices! É muito importante tomar banho. E depois, nunca ninguém mingou! - Não é verdade, mamã! Olha o avô! Ele dantes era muito grande, mas agora está pequenino! Tenho a certeza que se lavou demais! - Só dizes disparates, filha! O teu avô envelheceu! – Diz a mamã encolhendo os ombros. - Olha-te ao espelho, Camila! Tens terra no nariz, as mãos estão todas sujas, os pés também, não cheiras lá muito bem...

A higiene bucal que funciona

A higiene bucal que funciona Faixa etária 0 a 3 anos Conteúdo Identidade e autonomia Objetivo Ensinar hábitos de higiene bucal para crianças. Anos Creche. Material necessário Espelhinhos de mão, escovas de dente, pastas sem flúor, porta-escovas e copos descartáveis. Tempo estimado O ano todo. Conteúdo relacionado Confira também Atividade permanente: Eta soninho bom! Desenvolvimento  1ª etapa  Inicie o trabalho organizando a palestra de um dentista para os familiares das crianças. Convide o grupo a discutir como cuidamos da boca, que materiais usamos para higienizá-la e quais as principais recomendações nessa tarefa. 2ª etapa  Durante o ano letivo, reserve um momento para um encontro entre o dentista e cada turma. Para que eles façam descobertas por conta própria,...

O Leão e o Ratinho

O Leão e o Ratinho Um leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado à sombra de uma boa árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu embaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e deixou que fosse embora. Algum tempo depois, o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguia se soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva. Nisso, apareceu o ratinho. Com seus dentes afiados, roeu as cordas e soltou o leão. Uma boa ação ganha outra....

A Lebre e a Tartaruga

A Lebre e a Tartaruga Era uma vez... uma lebre e uma tartaruga. A lebre vivia caçoando da lerdeza da tartaruga. Certa vez, a tartaruga já muito cansada por ser alvo de gozações, desafiou a lebre para uma corrida. A lebre muito segura de si, aceitou prontamente. Não perdendo tempo, a tartaruga pois-se a caminhar, com seus passinhos lentos, porém, firmes. Logo a lebre ultrapassou a adversária, e vendo que ganharia fácil, parou e resolveu cochilar. Quando acordou, não viu a tartaruga e começou a correr. Já na reta final, viu finalmente a sua adversária cruzando a linha de chegada toda sorridente. Moral da história: Devagar se vai ao lon...

A Menina do Leite

A Menina do Leite A menina era só alegria. Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha. Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul,e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça. Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata. A menina também, não conseguia parar de pensar. "Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia." "Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos." "Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas." "Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas para botar ovos." "Choco os ovos e terei mais galos e galinhas." "Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas." "Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..." A menina estava tão distraída em seus pensamentos, que tropeçou numa pedra,...

Músicas com Gestos

Músicas com Gestos 1 - CARANGUEJOPalma,palma,palma PÉ,pé,pé Roda, roda,roda, Caranguejo, peixe é Caranguejo não é peixe Caranguejo, peixe é Caranguejo só é peixe Na enchente da maré Ora palma, palma, palma Ora, pé, pé, pé Ora roda, roda ,roda Caranguejo, peixe é! _ PARTICIPANTES No mínimo dois. _ ORGANIZAÇÃO Em roda. _ COMO BRINCAR As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”, batem os pés no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda”, giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham2 - João trabalha com um marteloJoão trabalha com 1 martelo João trabalha com 1 martelo (fazer o movimento do martelo com um dos braços) Agora trabalha com 2 (mexer...

Plano de aula

Início das aulas Acolhimento Dinâmica de apresentação- A caixa de presente. Mostrar para as crianças uma caixa de presente que foi deixada na sala, perguntar se foi alguém que deixou lá, se alguém sabe o que tem lá dentro, fazer o maior suspense. Depois contar que foi um presente das mães para a professora, que ali dentro tem algo muito especial e cheio de alegria. Que esse presente são eles, tem o nome de cada criança aqui dentro. Entregar os crachás que estão na caixa, um por um, abraçá-lo, beijá-lo, que sejam muito bem vindos. Apresentar a escola, funcionários, mostrar as dependências da escola, familiarizar a criança no espaço escolar e sua rotina. Mostrar o banheiro, enfatizando a necessidade de sempre pedir a professora assim que tiver vontade para não fazer na calça. Roda...

Plano de aula

Plano de aula Música de chegada- Boa tarde como vai você... Oração- Boa tarde Jesus querido... Roda de conversa- Quem gostou de vir a escola, o que gostou na escola. Atividade de socialização- Em roda as cças vão passando a bola, com uma música de fundo, ao parar a música, com quem a bola parar diz o nome e a coisa que mais gosta de brincar. Após socialização fazer um relaxamento, volta a calma. Crachá- Entrega dos crachás, o profº. faz a leitura do nome, mostra para a sala e a criança vem buscar o crachá. Cada criança que vier buscar cantar a música: Olá ohh... que bom que vc chegou... Lanchinho- Cantiga, oração, higiene. Brincando e aprendendo- Com jogos de montar e encaixar, exploração e manipulação de brinquedos para aprefeiçoamento de suas habilidades manuais. Atividade- Reconhecimento...

Plano de aula

Rotina- Acolhimento, oração e cantiga de entrada. Apresentação e leitura do alfabeto e números, explicar para que serve. Roda de conversa- Quantos anos você tem. Incentivá-los a mostrar os dedinhos e dizer quantos anos tem. Hora da História- Dinho, o porquinho. A história conta sobre o aniversário do porquinho que ia fazer 4 aninhos e que ele não podia se sujar até a festa de seu aniversário... Atividade- Representar graficamente a quantidade de anos, desenhando o número de velinhas de acordo com sua idade. Lanchinho, higiene das mão e dos dentes. Brincando e aprendendo- com massa de modelar, cd, palito e tesoura. Incentivá-los a confeccionarem um bolo de massinha, disponibilizei palitos de fósforo para representar as velinhas. Cantamos parabéns a você, fingimos que apagamos a velinha,...

Plano de aula

Rotina... Compreenda a: Entrada, acomodação, oração, cantigas de roda, leitura dos cartazes, entrega dos crachás. Linguagem Oral e Corporal- Objetivo- Expressão corporal, observação do corpo, percepção tátil do corpo, expressão corporal livre e orientada. Procedimento- Pedir as cças que se observem no espelho, explorando visuale tatilmente seu corpo, sem interferir em sua s ações. Colocar uma música- Xuxa CD SÓ PARA BAIXINHOS 4, MÚSICA "ESTÁTUA" As cças deverão imitar os movimentos do prof. tendo a capacidade de localizar as partes do corpo Atividade1- Desenho com interferencia, completar as partes do corpo. Lanchinho, oração, higiene das mãos e bucal.Brincando e aprendendo- com massa de modelar e jogos de montar e encaixar. Atividade 2 - Linguagem matemática- Círculo, apresentação da figura...

Plano de aula

Plano de aula  Rotina-... Roda da conversa- As boas maneiras na escola, regras da sala, 1ª. regra- não chorar- Explicar as cças a importância de vir a escola, as atividades que serão feitas, o horário que a mamãe vem buscar, etc... Hora do cinema- Thimothy vai a escola. Mostrar o bichinho de pelúcia do Thimothy e deixar que brinquem com ele. Relatório do filme- 1ª FASE RELATÓRIO DO FILME • Assistir o filme- Timothy vai á escola, Conhecendo a turma. É uma série animada que retrata os desejos, sentimentos e as primeiras experiências das crianças no jardim de infância, a autenticidade de Timoty, seu bom humor e seu otimismo ilimitado são muito importantes no momento de fazer novos amigos e enfrentar desafios, encorajando as crianças a se prepararem para o convívio com a...

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA Organizar os alunos em círculo para que todos possam ver, analisando a embalagem do produto, com a embalagem em mãos, perguntar: • Que produto é esse? • Para que ele serve? • O que será que está escrito na embalagem • Se a mamãe já usou esse suco em casa? Com os ingredientes preparados na roda, deixar que as cças sintam os cheiros dos produtos, perguntar qual é a parte do corpo que sentimos o cheiro. Preparar o suco e degustar (paladar), perguntar tbém qual é a parte do corpo que sentimos o gosto das coisas. Atividade1 – Pintar e colar a embalagem do suco que utilizamos para fazer o suco. ( xérox) Lanchinho - beber o suco de uva junto com a comida da merenda. Hora da descoberta- Adivinha. Exploração do tema da roda. • Sou sua amiguinha • Adoro limpar seus dentinhos • Minha...

Plano de aula

Rotina- ... Roda de conversa- A importância da água, de onde vem a água, para que usamos, como economizar a água, será que conseguimos viver sem ela. • Alertar as cças na hora da higiene bucal para fechar a torneira na hora da escovação, não podemos desperdiçar água. Hora da história- A gotinha Plim plim Atividade- Confecção da gotinha, pintura a guache com o dedo. Após secagem fazer um fantoche para levarem para casa. Colar um palito atrás da gotinha e uma mensagem para não desperdiçarem água. Atividade socialização- Bexiga d’água, em roda e em pé as cças irão passar um bexiga com água, se derrubar a bexiga sai da brincadeira, ao sinal da musica parar quem também estiver com a bexiga também sai da brincadeira. Lanchinho-... Higiene bucal-... Atividades – Brincando e aprendendo...

Plano de aula

Rotina-... Roda de conversa – Apresentar o gráfico das cores preferidas. Explorar a quantidade, a cor mais escolhida e a cor menos escolhida. Atividade - trabalhando com a cor mais escolhida da classe, pedir que peguem essa cor no pote de giz e pintem a figura geométrica trabalhada anteriormente. Pitar apenas os círculos com a cor preferida da classe. • Brincar de massinha com a cor mais escolhida. Lanchinho -... Atividade - Observar os abjetos concretos na roda, sabonete, escova de dente, toalha, cotonete, pasta de dente, papel higiênico. • Observar os objetos de higiene falar o nome e a utilidade de cada objeto para nossa higiene.  Montar um mural da higiene com vários rótulos trazidos de casa, pedidos com antecedência. Brincando e aprendendo - com jogos de montar e encaixar,...

Plano de aula

Rotina-... Roda de conversa - explorar o tema piolho, texto informativo. • Pica para sugar o sangue. • Deixa saliva no local para não cicatrizar • Quando tem fome volta no lugar ferido. • Sua saliva causa coceira • Vive 30 dias no máximo • A fêmea põe até 150 lêndeas • Você pode se contaminar através do contato com outras pessoas, uso de pentes, escovas, bonés de quem tem piolhos. Cantar a música da pulga levada, mudando para o piolho levado, fazer os gestos da música. • Atividade - Colagem e pintura na atividade impressa, colar apenas dois piolho na cabeça do menino. Lanchinho-... Brincando e aprendendo - com diversos brinquedos..., massa de modelar. Atividade - projeto cores, sabores, e formas. Explorando as cores já trabalhadas anteriormente, pedir as cças que pintem com as cores:...

Plano de aula

Rotina-... Roda de conversa - Quando estamos na escola o que sentimos? Alegria, tristeza, medo, sono, fome... Deixar com que as cças se expressem sem interferência. • Imitar esses possíveis sentimentos. • Oferecer as cças várias caretinhas com expressões, pedir que escolham a figura que condiz com seu sentimento e pintar, montar um cartaz coletivo. Ofereci essas caretinhas em tamanho maior. Atividade - completar o rostinho desenhando olho, boca e nariz também condizentes aos seus sentimentos. Lanchinho-... Atividade - Projeto didático cores, sabores e formas. Leitura do livro clact...clact...clact... Pintura da primeira página do livro as cores e formas. Brincando e aprendendo - massa de modelar, brincadeira no pátio( liv...

Plano de aula

Plano de aulaRotina - ... Roda da curiosidade - Sou um ser vivo, tenho uma carapaça, coloco ovos na areia, ando bem devagar, quem sou? Texto informativo - É um animal que possui casco muito resistente e não tem dentes. Quando percebe algum perigo, recolhe as pernas, a cabeça e a cauda dentro do casco para se proteger do inimigo. Vive muitos e muitos anos, chega a viver mais de cem anos. Hora da história - A história da tartaruguinha OUVI CONTAR UMA HISTÓRIA, UMA HISTÓRIA ENGRAÇADINHA, DA TARTARUGUINHA, DA TARTARUGUINHA. HOUVE UMA FESTA LÁ NO CÉU, MAS O CÉU ERA DISTANTE. E A TARTARUGUINHA VIAJOU NA ORELHA DO ELEFANTE. QUANDO A FESTA TERMINOU,A BICHARADA SE MANDOU. QUEM VIU A TARTARUGUINHA,QUEM VIU? LÁ NO CÉU ELA CAIU. SÃO PEDRO O CÉU VARREU E DA POBREZINHA SE ESQUECEU. ELA DISSE EU...

Plano de Aula

Rotina - ... Roda na novidade - Confecção de massa de modelar caseira - Em roda dispor os ingredientes que serão utilizados, nomear os ingredientes, exploração de embalagens dos produtos, cores, cheiros e sabores. Em roda foram passando todos os ingredientes, deixei que experimentassem o sal( salgado) e o pó do suco de uva(doce), diferenciando o doce e o salgado. Em uma tigela fui colocando os ingredientes seguindo uma receita com as quantidades certas e descrevendo a receita para as crianças. Deixar cada criança amassar um pouquinho. Dividir em pedaços e deixar as crianças brincarem livremente. Deixar que levem pra casa a massinha. Trabalhando o nome – Mostrar o crachá na roda sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça. Atividade 1 - Observando o crachá fazer...

Plano de aula

Plano de aula -Rotina - ... Roda de conversa- Todo mundo tem um nome. Trabalhando o nome, perguntar as cças se ela sabe quem escolheu seu nome e porquê? • Ver se eles trazem algum conhecimento prévio sobre o assunto. • Propor as cças que façam uma entrevista com os pais, procurando saber qual a origem, quem escolheu o nome, porquê, e o que significa. Mandar um questionário aos pais. -Entregar os crachás para as cças lendo em voz alta e mostrando para a turma, enfatizando a primeira letrinha do nome circulando-a no crachá. -Brincando com as letras móveis- pedir que as cças achem a sua letrinha inicial no montante de letras. Esse material permite á criança fazer correspondência de letras. -Atividade 1 – Propor as crianças que achem e circulem a primeira letrinha do seu nome. -Hora...

Plano de aula

Plano de aula Rotina- ... Hora da conversa- A PASTA DE DENTE: Ela garante a limpeza da boca ao retirar a placa bacteriana, além de conter flúor. Flúor é uma substância que torna os dentes mais resistentes. Mas nada de exagero! Basta uma pequena quantidade (uma golinha do tamanho de uma ervilha). No final da escovação cuspa tudo fora, não engula nada. Pasta de dente é para limpar, não para alimentar. Atividade- Construindo Regras de Convivência. Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula • Compreender noções básicas de convivência; • Conviver melhor com os colegas; • Ampliar o vocabulário. Estratégias e recursos da aula Essa aula é destinada à Educação Infantil - crianças de 4 e 5 anos. 1º Passo: Selecione alguns fantoches para compor um diálogo – pode ser fantoches de...

Plano de aula

Plano de aula  Rotina- ... Atividade 1 – Matemática- Após trabalharmos bastante com o lúdico nas atividades anteriores, pedi as cças para fazer o reconhecimento dos números 1 e 2 e das cores vermelho e azul pintando. Atividade 2 – Punção- entreguei uma bandejinha de isopor para cada cça com a sua letra inicial, pedi pra elas contornarem a letrinha furando com palito de dente. Depois com tinta plástica pintar a bandejinha com o dedo, essa bandeja será usada para atividades posteriores. Lanchinho - ... Brincando e aprendendo- com diversos brinquedos- delimitei um espaço da classe para a brincadeira livre com brinquedos. Atividade 3 – Desenho com interferência, após observar imagens de personagens de circo, pedi as cças que completem a cena desenhando os personage...

TRABALHANDO O NOME

TRABALHANDO O NOME A canoa virou Por deixá-la virar Foi por causa da "ADRIANA" Que não soube remar Se eu fosse um peixinho E soubesse nadar Tirava a "ADRIANA" Do fundo do mar Canção popular Somente depois que já perceberam que desenhar é diferente de escrever e que começam a aparecer em seus trabalhos as tentativas da escrita, representada por “cobrinhas”, “risquinhos” ou “bolinhas” oferecemos atividades onde constatam que as letras são diferentes dos números. Em seguida, outro passo importante: diferenciar letras, umas das outras... E para que isso aconteça nada melhor do que trabalhar com os nomes próprios da turma. O nome próprio tem uma característica: é sempre igual, tem uma regularidade, ele vai informar a quantidade necessária de letras para escrevê-lo, a posição e a ordem em...

PROJETO: “QUEM SOU EU?!”

PROJETO: “QUEM SOU EU?!” PROJETO: “QUEM SOU EU?!” Duração: Um semestre JUSTIFICATIVA: Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade, os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas vezes os pais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento...

Projeto Corpo Humano

Projeto Corpo Humano Justificativa: O presente projeto surgiu pela necessidade que os alunos tem em conhecer explorar o próprio corpo. Nele as crianças entrarão em contato com as diferentes partes do próprio corpo e a sua função. Terão oportunidade de descobrir com seus amiguinhos que apesar de termos as mesmas partes do corpo somos pessoas únicas e especiais. Objetivos: Reconhecer e nomear partes do corpo; Associar os órgãos dos sentidos às formas geométricas, usando as figuras como base para desenho; Explorar os órgão dos sentidos, experimentando objetos; Levar os alunos a notar a diferenças entre pessoas de outros países; Discutir deficiências do corpo (motivos que levam à deficiência). Duração: 6 semanas Público alvo: Pré e 1º ano do ensino fundamental I Conteúdos: Partes...

Plano de aula para educação infantil

Ser professora de ensino infantil, na verdade, não deve ser fácil. Não que estejamos falando que criança é difícil e dá muito trabalho, mas sim, na questão de ter a missão de ensinar o começo de tudo. Ensinar a ler e escrever. Talvez você não lembre de como foi difícil para você aprender, mas imagine você tendo que ensinar alguém a ler e a escrever. Aí que o “bicho pega” não é mesmo? Com certeza, há o auxílio dos livros, do qual você tem uma ajuda e tanto. Assim, você tem um acompanhamento e tem noção de qual aula dar a cada dia, pois no próprio livro, você encontra uma sequencia correta do que você ensinar um dia após o outro. Se você é professor e precisa de um auxílio como esse, ou você tem até o livro mas acha melhor planejar o que ensinar, mudar a sequencia do livro, então você...

Planos de aula

Como organizar um plano de aula O plano de aula é composto por: tema, objetivos, conteúdo, materiais, procedimentos didáticos e possíveis intervenções e avaliação. Portanto, em um plano de aula:  Tema: é o que será abordado na aula. Objetivos: são as atitudes a serem desenvolvidas pelos alunos, isto é, o que os alunos devem aprender com a aula. Os objetivos são descritos sempre no infinitivo, pois diz respeito às ações a serem realizadas pelo aluno. Conteúdo: é o que será ensinado.  Materiais: são os recursos necessários para o desenvolvimento da aula. Dependem das estratégias que serão utilizadas para se atingirem os objetivos propostos. Procedimentos didáticos: são as atividades ou estratégias desenvolvidas de acordo com os objetivos propostos. Podem ser descritos...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates