Projeto Lixo CONHECENDO O LIXO



PROJETO CONHECENDO O LIXO
FAIXA ETÁRIA: 6 ANOS

PROFESSORAS:


PERIODICIDADE: SEMANAL


ÁREA DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS


DURAÇÃO: 3 MESES

JUSTIFICATIVA
No bairro onde a escola está localizada existe um ECOPONTO(conteiners apropriados e devidamente identificados para coleta seletiva do lixo) através do qual é realizada a COLETA SELETIVA DE LIXO, porém percebe-se que a comunidade tem dificuldade em realiza-la e utilizar o ecoponto de forma correta. Pretendemos com este trabalho, desenvolver nos alunos e conseqüentemente em todos do seu convívio, o interesse, a importância e a necessidade em realizar este tipo de coleta do lixo, tanto para posterior reciclagem do material,quanto para que este procedimento se torne instrumento de efetiva atuação local.
OBJETIVOS:
Compreender que os problemas ambientais interferem na qualidade de vida das pessoas;

Possibilitar aos alunos oportunidades para que modifiquem atitudes e práticas pessoais através da utilização do conhecimento sobre o meio ambiente, adotando posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas na sociedade;


Conscientizar o aluno para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas de coleta e destino do mesmo, na reciclagem, nos comportamentos responsáveis de “produção” e “destino” do lixo, na escola, em casa e espaços em comum.

CONTEÚDOS:
Manutenção e preservação dos espaços coletivos e meio ambiente;

Coleta seletiva de lixo;


Reciclagem de materiais;


Estudo do meio.


RECURSOS E MATERIAS:

• Livros didáticos e paradidáticos sobre o assunto;

• Audiovisual sobre o lixo e a reciclagem;


• Passeio pedagógico ao Centro de Ecologia e Cidadania;


• Lixeiras seletivas nas salas.

ETAPAS PREVISTAS:
Roda de conversa para apresentação do projeto; Compartilhar objetivos e produto final; Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto através de questionamentos orais com registro(realizado pela professora) das informações levantadas;

Livro de história sobre reciclagem e registro( dos alunos) através de desenho – ½ folha de sulfite; Roda de conversa sobre o estudo do meio(passeio à praça para visita ao ecoponto instalado no bairro) e necessidade da autorização dos pais para este passeio;


: Estudo do meio (visita ao ecoponto); Registro do passeio através de um texto coletivo onde a professora desempenhará o papel de escriba;

  Leitura do livro “COELHOS” que trata especificamente dos conteiners para a coleta; Colocação das lixeiras nas salas;

Roda de conversa sobre especificidades de cada contêiner para coleta seletiva; Recorte e colagem de cada tipo de material em seu respectivo contêiner;


Roda de conversa sobre a coleta seletiva em espaços da escola (lanche, secretaria, sala de aula, cozinha...); Coleta seletiva no lanche;


Texto coletivo sobre a coleta seletiva do lixo;


Audiovisual com debate;

Trazer um material de casa “limpo” para ser reciclado na escola – colocação nas respectivas lixeiras;
  Passeio ao Centro de Ecologia e Cidadania;

Apreciação dos registros com fotos e desenhos;


Montagem do painel;


Apresentação do resultado do projeto para as outras turmas.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates