Projeto Dia das Mães para Maternal
1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
TEMA: Família
TURMA: Maternal 1 A
ÁREA: Natureza e Sociedade / Sócio afetivo
2 – JUSTIFICATIVA:
Este projeto surgiu a partir da necessidade da escola em trabalhar datas comemorativas.
3 - QUESTÃO DESENCADEADORA:
Através do projeto das abelhas introduzirei o tema mãe com a explanação da abelha rainha através da história: “A Abelha” da editora Edelbra. Realizando a comparação entre as tarefas da abelha rainha e da mamãe. Também começaremos os ensaios para a apresentação no dia da festa.
4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:
Qual o nome da minha mamãe?•
O que minha• mãe mais gosta?
Quem é a rainha do meu lar?•
Quem são os membros da• minha família?
5 – OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
• Identificar pelo nome a minha mamãe;
conhecer o nome da mamãe dos• colegas;
Expressar-se;•
Participar de variadas situações de comunicação• oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
Usar a linguagem oral para• conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
MATEMÁTICA:
Seqüenciar fatos;•
Estabelecer• aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.;
NATUREZA E SOCIEDADE:
• Reconhecer e nomear os membros da família;
Participar de atividades que• envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
ARTES VISUAIS:
Utilizar o dedo para realizar as colagens;•
Confeccionar• presentes e lembranças para datas especiais;
Observar o limite disponível• para os desenhos, pinturas e colagens;
Participar de mímicas das• músicas;
SÓCIO AFETIVO:
Criar combinações para o desenvolvimento• da rotina;
Respeitar regras pré-estabelecidas;•
Compartilhar materiais• de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
Esperar sua vez de expor• idéias e pensamentos;
Ouvir os que os colegas têm para falar;•
Criar• vínculo afetivo com a professora e os colegas;
Valorizar sentimentos de:• arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
Explorar as• possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Deslocar-se com destreza progressiva no• espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
Locomover-se pela escola com• mobilidade;
Pequenos Movimentos:
Encaixar objetos por tamanho;•
• Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
• Modelar livremente com massinhas e argila;
Utilização adequada dos talheres• (colher) e copo, durante as refeições;
MÚSICA:
Participar de• brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Participar de situações que• integrem músicas, canções e movimentos corporais.
6 – ATIVIDADES PREVISTAS:
Conversas na rodinha;•
Levantar questionamentos;•
• Pinturas diversas;
Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e• ritmos;
Confecção da coroa da abelha rainha;•
Confecção do presente da• mamãe (porta retrato);
Confecção do cartão da mamãe;•
Criar um mural• com as fotos da mamãe;
Ouvir diferentes histórias sobre o tema• família.
Apresentação, para as mães, da música da Xuxa “5 patinhos”•
• Colocar fantasias de patinho.