Projeto Água

A vida na água
OBJETIVOS: conhecer diferentes tipos de seres que vivem na água. Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares



COMO SURGIU O TEMA? Durante o 1ª semestre, os alunos do Pré, desenvolveram o projeto: "A ÁGUA E SUA IMPORTÂNCIA PARA A NOSSA VIDA". Neste percurso, descobriram que: NA ÁGUA EXISTE MUITA VIDA !
E QUISERAM DESCOBRIR MAIS:
• Que tipos de peixes e plantas existem na água?

• Como os peixes nascem?

• Como os peixes respiram?

• Tudo o que vive na água sabe nadar?

• O que os animais que vivem na água comem?
COMO CAMINHAMOS ?

• Os alunos do pré retomaram os estudos do semestre anterior e repartiram o conhecimento construído com os alunos do jardim.

• Pesquisas em livros, revistas, vídeos, cds, sobre os diversos tipos de plantas e animais que vivem na água.

• Visita à loja de peixes e escolha do tipo de peixe para colocar no aquário a ser montado em sala de aula.

O peixe escolhido foi o lebiste, devido ser também encontrado nos rios da região, ser predador natural das larvas de mosquito (inclusive o da dengue) e por reproduzir rapidamente e em grande quantidade.
CONTEÚDOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
LIBERANDO A EXPRESSÃO

possibilidade de expressar o conhecimento construído através de:

• fala, mímica, dramatização;

• modelagem, pintura, dobraduras;

• desenho, escrita;

• elaboração de relatórios;

• criação de poesias e cantigas.

MATEMATICANDO A VIDA

Para resolver os nossos problemas e compreender as nossas descobertas, tivemos que buscar ajuda na matemática:

• contagem numérica

• as quatro operações

• medidas de comprimento

• medidas de capacidade

• noções de espaço
DESCOBRINDO A NATUREZA

Conhecemos diversos tipos de plantas e animais que vivem na água e aprendemos muita coisa sobre eles:

• características

• habitat

• utilidade

• reprodução

• alimentação

• locomoção

ENTENDENDO O HOJE NO TEMPO E NO ESPAÇO

compreendemos as diferença da vida na água:

• nos dias de hoje e antigamente

• nos lagos, rios e oceanos

aprendemos que as pessoas são responsáveis pela preservação da vida na água

SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

1. CONSTRUÇÃO DO PAINEL "A VIDA NA ÁGUA"

2. MEDIDA DE COMPRIMENTO: Utilizando palitos de picolé, foram medidos os seis aquários existentes na sala de aula.

3. O nascimento dos filhotes dos Lebistes e a preocupação das crianças em separá-los da mãe para que não fossem devorados.

4. A descoberta dos "Poliquetas", minúsculos animais marinhos que vieram despercebidos, juntamente com as pedras e algas trazidos da praia.

5. A constatação de que a nossa estrela do mar tem seis pontas, considerando que todas as demais observadas no mar possuíam apenas cinco pontas.

6. A tristeza pelo desaparecimento de alguns espécimes, que serviram de alimento para outros. As anêmonas comeram os cavalos-marinhos; a ostra e os mariscos serviram de alimento para a estrela do mar.

7. A identificação dos machos e fêmeas dos filhotes de Lebistes.

8. A conscientização da necessidade de devolver o "Pepino do Mar" ao seu lugar de origem, uma vez que o mesmo produzia muita "sujeira" dentro do aquário.

9. A observação constante que as crianças fazem da vida existente em nossos aquários e a relação que estabelecem com as observações que fazem fora da escola: nas lagoas em suas casas, no rio que passa pelo bairro e nos passeios à praia com seu familiares.

10. Elaboração de um livro de poesias para os nossos amigos que vivem na água.

11. Criação de histórias sobre o nosso relacionamento com os animais que vivem na água.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates