DESENVOLVIMENTO MUSICAL DA CRIANÇA
Cada crianças é única e desenvolve-se segundo o seu próprio ritmo. No entanto, há um padrão de desenvolvimento no âmbito musical que é comum a todas elas.ETAPAS
ANTES DO NASCIMENTO
- Uma criança no ventre materno ouve sons 20 semanas após a concepção.
DOS 0 AOS 18 MESES
- Da concepção até aos 18 meses o seu filho desenvolve-se rapidamente e a sua resposta à actividade musical é não só gratificante mas altamente benéfica para o seu deenvolvimento geral.
- Quando nascem podem já ouvir sons agudos, podem acalmar-se com sons graves e localizar sons produzidos à sua frente. Assustar-se-ão com sons repentinos e altos.
- Por volta das quatro semanas preferem os sons agudos e começam a responder ao som da voz dos pais. São capazes de reconhecer se o som vem de frente ou de trás.
- A partir dos três meses podem já responder activamente à música através, por exemplo, do balanceamento ou da mudança de posição. Podem já vocalizar sons vogais como o «aaah», «eeeh» ou «oooh».
- Às 20 semanas começam a reconhecer as vozes familiares e a responder de modo diferente a vozes estranhas.
- Por volta dos 6 meses começam a imitar sons.
- Às 28 semanas começam a olhar em direcção a sons produzidos por cima ou por baixo de si e a distinguir melodias.
- Aos 9 meses começam a responder a melodias familiares. O seu palrar pode seguir um padrão semelhante.
- A partir de 1 ano de idade perderão a capacidade de ouvir sons muito agudos mas começam a descobrir o pulso musical e a criar sons ao martelarem com objectos de brincar.
- Algumas crianças dizem as primeiras palavras aos 8 meses. A maioria começa a falar a partir dos 18 meses e algumas demoram mais algum tempo. Cantar para o seu filho pode ajudar a acelerar o processo.
DOS 18 MESES AOS 3 ANOS
- A partir dos 18 meses as crianças podem começar a responder à música de um modo coordenado.
- A capacidade da fala pode desenvolver-se mais rapidamente através do canto e da imitação.
- - O movimento e a resposta à música podem ajudar a desenvolver a memória e a coordenação mãos/olhos.
- Aprendem a distinguir sons altos e baixos, rápidos e lentos.
- Começam a tomar consciência de uma batida na música e a reconhecer ritmos diferentes.
- Começam a aprender as palavras de canções simples e a desenvolver a coordenação necessária para tocar instrumentos simples, nomeadamente tambores e campaínhas. Isto sucede quando começam a cooperar com outras crianças.
DOS 3 AOS 5 ANOS
- As crianças começam a ter maior consciência da intensidade e ritmo dos sons.
- Aprendem a cantar canções mais complexas à medida que evoluem as suas capacidades de fala e as suas cordas vocais.
- Enfrentam melhor as sofisticadas variações da música.
- Tem mais prazer em tocar e explorar novos sons de novos instrumentos musicais.
DOS 5 AOS 7 ANOS
- As crianças adquirem maior força vocal, aumentando a sua amplitude.
- Desenvolvem uma melhor memória musical através da repetição de canções e de padrões. Começam a compreender conceitos musicais simples.
- São capazes de tocar instrumentos simples de percussão e, dada a oportunidade, serão capazes de elaborar curtas melodias em instrumentos de teclas e xilofones.
- Algumas crianças podem desenvolver por esta altura uma paixão pela música pop, embora também possa acontecer mais cedo.
- Esta é uma idade crucial que necessita de encorajamento porque muitas crianças, especialmente os rapazes, páram naturalmente de cantar e mostram-se relutantes em continuar com a prática de instrumentos musicais.
DOS 7 AOS 11 ANOS
- As crianças podem actuar e compor com uma maior confiança.
- Talvez possam querer aprender um instrumento.
- Tornam-se mais familiarizadas com computadores e começam a descobrir a tecnologia musical.
- Desenvolvem o gosto pela música. - Aprendem a improvisar.
- - Começam a discutir e a avaliar a música.
DOS 11 AOS 14 ANOS
- Começam a experimentar as alterações físicas decorrentes da puberdade e adolescência.
- A partir dos 11 anos, a voz dos rapazes começa a mudar e a das raparigas tornar-se mais profunda. Estas alterações podem ocorrer muito mais tarde.
- Podem «adoptar» um instrumento musical ou até dois.
- Podem eventualmente decidir fazer um exame no ensino oficial.
- Desenvolvem a técnica vocal e a expressão vocal.
- Podem começar a aprender a pensar a música de uma forma mais crítica e analítica.
- Ganham conhecimentos mais avançados em computadores e em Tecnologias de Informação e Comunicação.
- Podem começar a pensar em enveredar por uma carreira musical.
- Desenvolvem a sua própria identidade musical.
- Podem desenvolver uma paixão pelos desafios que a música proporciona.
DOS 14 AOS 16 ANOS
- Podem começar a pensar em seguir apenas o ensino da música.
- Podem começar a pensar em seguir uma carreira na música, seja como DJ ou como maestro de musica clássica.
- Se não aconteceu já, a voz dos rapazes começa a mudar e a das raparigas torna-se mais profunda.
- Aprendem a articular as suas opiniões sobre música e a justificar as suas paixões musicais. - Podem decidir aprender a tocar um ou dois instrumentos.
16 E MAIS ANOS
- Podem começar a planear a entrada no ensino universitário musical. - Podem começar a concretizar o início de uma carreira musical.