Projeto Nosso Corpo

Como surgiu...Na rodinha do dia 29 de março demos início ao projeto nosso corpo conversando sobre o que já sabemos a respeito e o que queremos descobrir e onde descobrir. Sabemos que o nosso corpo tem cabeça, olhos, pés, mãos, nariz, boca, já conhecemos todas as partes do corpo até sabemos que temos um coração e um cérebro.
Problematização e "ponta pé" inicial
Nesta conversa inicial as crianças sabiam para que servem os olhos, mas pensavam que bastava ter olhos para poder ver, acreditavam que o nariz só servia para respirar. E por conta disto trabalhamos inicialmente os 5 sentidos.
Desenvolvimento
Para demonstrar que para ver é necessário que se tenha luz, pegamos uma caixa com um brinquedo dentro e fizemos um buraco para as crianças verem o que estava dentro da caixa, mas não dava para ver nada por que estava tudo escuro, depois fizemos outro buraco para que a luz entrasse e assim descobrimos o mistério da caixa.
Na oficina de culinária fizemos uma deliciosa salada de fruta e brincamos de descobrir com os olhos vendados que fruta estávamos comendo, depois experimentamos sal e açúcar. Registramos esta atividade confeccionando frutas de massinha e procurando figuras em revista de alimentos doces e de alimentos salgados.
Também fizemos nossos "cheiradores", onde cada potinho de iogurte tem um cheiro diferente, um com cheiro de café, outro com sabonete, um bonequinho fedorento o Maroto Bafo de Esgoto e outros. Percorremos o caminho dos cheiros , procurando identificar por onde passaram o perfume e a cebola , caminhamos por toda a creche cheirando as maçanetas.
Fizemos duas caixas do tato, uma com pedrinhas e outra com espuma, assim experimentamos o duro e o macio. Para experimentar o áspero fizemos uma linda pintura com tinta guache e sal e desenhamos na lixa com giz.
Confeccionamos um jogo dos sons, procuramos em revistas figuras que emitem som, com por exemplo, a figura de um cavalo, de um macaco, de um celular... e depois brincamos de fazer o som da figura para os demais colegas adivinharem.
Lemos livros relacionados ao projetos: "Tato, o polvo", "Olfato", "Dentro da gente".
Confeccionamos vários tipos de bonecos: com bola de encher, com batata (Sr. Batata), contornamos o nosso corpo e preenchemos as partes dele desenhando com hidrocor, contamos quantos olhos, mãos, dedos, nariz, boca... temos no corpo.
O projeto Nosso Corpo possibilitou que as crianças experimentassem diversas sensações diferentes: cheiro bom e ruim, áspero e liso, claro e escuro, gosto do doce e do salgado e agora pretendemos continuar trabalhando com o corpo parte II, descobrindo o que temos dentro da gente.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates