- Identificação
Projeto de Estudo: Era uma vez…
Período de Realização: Agosto e setembro
Grupo Envolvido: Educadoras e crianças do Infantil 2
Educadoras Responsáveis: ____
Coordenação do Projeto: ____
II – Justificativa
A parceria da palavra com a imagem da literatura possibilita a sensibilização do
ser poético na infância. Com isso, os leitores iniciantes costumam folhear livros,
revistas, procurando ler imagens e criar enredos de acordo com a sua capacidade
criadora. Nesse momento lúdico do ato de ler, é preciso sempre um ambiente
aconchegante, afetivo, envolvendo-se numa disponibilidade de emoções.
Partindo desse pressuposto, neste semestre, entrelaçado ao Rodízio Literário, estamos desenvolvendo com as crianças do Infantil 2 o projeto “Era uma vez…”, que
visa incentivar a formação de uma comunidade de leitores, partindo de situações de
encantamento que favoreçam a garotada tomar posse da história e vivenciar a mágica
da leitura.
III – Objetivo Geral
Favorecer o desenvolvimento das capacidades linguística e criadora das
crianças, fomentando nelas o gosto pela leitura e escrita.
IV – Objetivos Específicos
Ampliar o vocabulário;
Identificar elementos que compõem a história;
Estimular a produção de discurso oral e escrito;
Explorar possibilidades dos gestos e movimentos corporais;
Incentivar as crianças a recontarem histórias, produzindo ideias divergentes;
Estimular a criatividade através de contos e dramatizações;
Perceber detalhes que compõem uma imagem.
V – Situações de Aprendizagens
Produção de histórias coletivas, a partir de imagens;
Realizações de narrativas de histórias e produção de recontos;
Dramatizações;
Produção de artes diversas;
Leitura de imagens que retratem diferentes ambientações presentes na história.
VI – Resultado Esperado
Esperamos que, ao final desse projeto, as crianças apresentem maior interesse
pelo ato de desenhar, produzir desenhos orais, bem como exercitado o pensamento
imaginativo.
VII – Culminância
Exposição das atividades produzidas no decorrer do projeto e o lançamento de
uma obra literária produzida pelas crianças no IV Salão Literário Casa de Criança.
VIII – Avaliação
A avaliação acontecerá sistematicamente durante o projeto. Os registros serão
produzidos pelas crianças, educadoras e famílias, buscando focalizar aspectos
positivos do trabalho, bem como assinalar novas propostas de aprendizagem.
Estimular a criatividade através de contos e dramatizações;
Perceber detalhes que compõem uma imagem.
V – Situações de Aprendizagens
Produção de histórias coletivas, a partir de imagens;
Realizações de narrativas de histórias e produção de recontos;
Dramatizações;
Produção de artes diversas;
Leitura de imagens que retratem diferentes ambientações presentes na história.
VI – Resultado Esperado
Esperamos que, ao final desse projeto, as crianças apresentem maior interesse
pelo ato de desenhar, produzir desenhos orais, bem como exercitado o pensamento
imaginativo.
VII – Culminância
Exposição das atividades produzidas no decorrer do projeto e o lançamento de
uma obra literária produzida pelas crianças no IV Salão Literário Casa de Criança.
VIII – Avaliação
A avaliação acontecerá sistematicamente durante o projeto. Os registros serão
produzidos pelas crianças, educadoras e famílias, buscando focalizar aspectos
positivos do trabalho, bem como assinalar novas propostas de aprendizagem.